sábado, 3 de outubro de 2009

3° exercício - Conto com 2 personagens e perfis

“Daniel? Chegou cedo...”, disse eu, feliz e aliviada em te ver. Desde a morte do Danielzinho, não conseguia ficar muito tempo em casa e principalmente sem você ou a Julia por perto. Mas, Deus, como eu estava enganada... a razão da tua presença naquele momento só iria aumentar a minha solidão, o meu desamparo. “Malvina... senta aqui.” Sentei na tua frente e só aí percebi que você estava completamente transtornado. “Você é a última pessoa no mundo que eu queria fazer sofrer... Se eu pudesse apertar um botão, e voltar ao que era antes, Malvina...” E eu, ainda cega ao óbvio, tentava te consolar! “Meu bem, o que aconteceu com o Danielzinho foi uma fatalidade. A gente fez tudo o que podia...”


Você ficou tão vermelho, mas tão vermelho, que eu achei que ia ter um troço. “Malvina, você não merece passar por isso... não é culpa de ninguém... mas aconteceu.” “Do que você está falando, Daniel? Do que você está falando?” Comecei a sentir o meu corpo amolecer. “Aconteceu alguma coisa com a Julia?” Silêncio teu. Silêncio meu. E a bomba foi então jogada no meu colo. “Aconteceu alguma coisa, sim, mas não com a Julia. Comigo... e com a Leila.”

Senti um soco no estômago. Fiquei parada. Mais do que isso, paralisada de dor. Tive pena de mim, de nós dois, do que fomos. Me veio tudo à cabeça. A primeira vez que nos vimos, “casa comigo, Malvina”, nossas viagens, as tuas ligações de madrugada quando você viajava sem mim, minha barriga crescendo, primeiro para a Julia, depois para o Danielzinho, o diagnóstico dele, leucemia, a última vez em que nós três nos abraçamos... E a Leila, presente em quase todos estes momentos. Como assim, meu Deus?



Mesmo agora, que meu corpo relaxa, abraçado pela água morna da banheira, sinto novamente o golpe no estômago sofrido quando ouvi, da tua boca, o anúncio do nosso fim. Quando é que você e a Leila começaram a me trair? Antes ou depois da rasteira que a vida me deu? Danielzinho... tão lindo, o meu filho. No aniversário de três anos, acordou indisposto. Manchas pelo corpinho gostoso, inchaço nos olhos, nos gânglios. Meus pulsos ardem agora mas isso é um incômodo ínfimo comparado ao que senti ao ver nosso filho definhando. “Mamãe jura que tudo vai ficar bem, né, pai?” “É óbvio que vai. E a gente vai viajar muito pra ver corridas de carro”. Danielzinho imita o barulho de um motor. Quase não tem mais forças para falar. “Brum Brum Bruuuuuuuuum.” E para onde você quer ir, meu anjo? “Mônaco, mamãe.”

Percebo que a água da banheira está esfriando quando as lágrimas alcançam meu ombro. Detesto água fria. Nem o sangue que tinge as bolhas de espuma amorna meus últimos momentos de vida. Quanto tempo ainda me falta?




PERFIL DOS PERSONAGENS

MALVINA FURTADO – 42 anos. Nascida na Tijuca, chamava a atenção, de menina, por sua natural sofisticação e delicadeza. Romântica incurável, sonhava em se casar e constituir família, por isso, desde muito nova, buscou o príncipe que se encantaria por ela por conta de seus bons modos e discrição. Se vê, secretamente, como uma espécie de Grace Kelly – de uma beleza indiscutível porém não ameaçadora. Adora animais e chega a cursar um período de Veterinária mas abandona os estudos ao se casar com DANIEL FURTADO. Tem um buldogue francês, GLÓRIA, que a acompanha para cima e para baixo. Mãe de dois filhos, DANIELZINHO E JULIA, MALVINA é uma mulher boa, com todas as limitações que esta condição lhe dá. Sua vida previsível e tranqüila é sacudida pela tragédia de perder o filho caçula de leucemia. E seu mundo finalmente desaba ao ser deixada, pelo marido, por sua até então melhor amiga, LEILA.




DANIEL FURTADO – 49 anos. Nascido numa família abastada, DANIEL é o típico “partidão”. Bom papo e rico, é um apaixonado por Fórmula 1. Aproveita sua excelente condição financeira e o fato de ser dono de uma franquia de restaurantes, o que não lhe exige uma rotina diária de escritório, para viajar o mundo para acompanhar as corridas. Teve casos amorosos desimportantes durante os 20 anos de casamento com MALVINA, por quem se apaixona durante a inauguração de um de seus restaurantes. “Eis a mãe dos meus filhos”, pensou ao ver aquela loura escultural chegando acompanhada, com uma amiga, à festa. A morte do filho mais novo do casal tira o chão de DANIEL que reencontra forças ao se apaixonar por LEILA, grande amiga de MALVINA, num romance nascido inesperadamente durante o luto pela perda do caçula.

Lais Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário