quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Tipos de Narradores -

Tipologia de Norman Friedman, no livro Ponto de vista na ficção.

Narrador onisciente intruso: Tem a liberdade de narrar à vontade, adotando um ponto de vista divino, para além dos limites de tempo e de espaço. Um eu que tudo sabe, tudo segue, analisa, comenta, critica, sem neutralidade. Esse tipo de narrador não nos deixa esquecer de que estamos diante de uma ficção. Alguns textos de Machado de Assis, por exemplo.

Narrador onisciente neutro: Em 3ª pessoa. A única distinção em relação ao narrador onisciente intruso é que ele não tece comentários. Dos romances realistas no geral. Distinção entre narrar e mostrar: Quanto mais o narrador intervém, mais ele conta. Quanto menos, mais ele mostra. Idéia de retrato. Madame Bovary, por exemplo. E os romances de Henry James.


Narrador-testemunha: Narra em primeira pessoa; é um personagem secundário da narrativa, que pode observar de dentro os acontecimentos e os personagens, trazendo um ponto de vista mais direto e verossímil. Alguém que viveu está contanto. Normalmente nós acreditamos na testemunha. O ângulo de visão é mais limitado, pois ele só pode narrar o que sabe, vê ou ouve. Exemplo: Dois irmãos, Milton Hatoum.

Narradoronisciente seletivo. Diferente do narrador onisciente que sabe tudo sobre todos os personagens. Exemplo: conto "Amor". Não sabemos nada sobre o cego, sobre o marido de Ana, sobre seus filhos. A narração é centrada e se limita a um centro. Os canais são limitados aos sentimentos, percepções e gestos da personagem principal.

Narrador-protagonista: O narrador é o personagem central; não tem acesso ao estado mental das outras personagens; narra de um centro fixo, limitado, quase que exclusivamente às suas percepções, sentimentos e pensamentos. Riobaldo, de Grande Sertão: Veredas, por exemplo.


Mistura: é muito freqüente o autor optar por misturar os pontos de vista. O texto pode vir a ganhar com isso, sobretudo, em verossimilhança. Nenhum Olhar, José Luis Peixoto, por exemplo.

12 comentários:

  1. E o narrador observador?

    ResponderExcluir
  2. Naum Entedi Nadinha.
    o site besta viu!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE VC FOSSE MENOS IGNORANTE ENTENDERIA

      Excluir
  3. confunde cada vez maiskkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Merda é aquilo que sai do teu cu e fede pra caralho!!!
      Conhecimento é, além de tudo, sinônimo de vida..

      Excluir
  6. narrador deveria ser definido apenas como narrador mesmo. não interessa se é intruso, folgado, malandro, olha de longe, de perto. haha..

    ResponderExcluir
  7. Se não houvesse as classificações não distinguiríamos quando, por exemplo, quem narra participa ou não da história.
    Para quem não entendeu esta explicação sobre narrador, recomendo que leia Walter Benjamin.
    Quero ver qual o mais difícil dos dois para ser entendido! rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Adoreiiii me ajudou muito mesmo

    ResponderExcluir
  9. Parece atécopiado! Todo mundo oferece informações sobre quase todos os tipos de narradores, mas ninguém exemplifica as narrações de primeira e terceira Pessoa!

    ResponderExcluir